Se você fez um empréstimo, certamente é porque precisou ter uma ajuda financeira, correto? Porém, se o empréstimo está te atrapalhando e não te ajudando, e as parcelas ficaram pesadas no seu orçamento, não faz sentido manter a transação com o banco ou instituição financeira onde você contratou o crédito. Mas como resolver isso? Ao fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado, você pode mudar de banco e continuar com o seu crédito.

A portabilidade do consignado é a substituição de uma instituição financeira por outra. Ou seja, é o direito de levar o crédito consignado para outro banco que te ofereça melhores condições de pagamento.  

Essa transferência pode te ajudar a reduzir dívidas e até a sair da inadimplência. Todo beneficiário, se desejar,  tem direito de fazer a portabilidade do consignado. Antes de fazer a troca, você pode fazer uma pesquisa para se inteirar sobre as taxas e juros das outras instituições financeiras. E o legal é que essa transferência não tem nenhum custo.

Para fazer a portabilidade do consignado, você também precisa informar a antiga e a nova instituição financeira para que validem a troca. As regras para fazer esse tipo de substituição estão previstas na Resolução 4.292, de 2013, do Banco Central.

Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?

Quando você solicita a portabilidade do consignado, é como se estivesse contratando um novo empréstimo com a nova instituição financeira que escolheu para fazer essa troca. Essa nova empresa vai quitar o seu empréstimo com o banco anterior. E a partir daí, você passa a ter o seu crédito consignado com as condições da nova instituição. Que provavelmente, serão melhores para o seu bolso.

O Banco Central tem como regra que o valor e o prazo do novo empréstimo consignado não podem ser maiores que o saldo devedor e a duração do empréstimo que você já tinha contratado antes de fazer a mudança.

Opções de portabilidade:

Como fazer a portabilidade?

Primeiramente, você deve buscar melhores condições em outras instituições financeiras.

Em seguida, comunique o banco inicial sobre a portabilidade do empréstimo e peça o valor total e o tempo que falta para quitá-la.

Com esses dados em mãos, vá até a nova instituição e autorize a troca. A nova empresa entrará em contato com a anterior e a portabilidade do empréstimo consignado é feita por transferência bancária, o TED.

Confira abaixo os dados que você precisa para fazer a troca:

Se você não está satisfeito com o empréstimo que fez com o seu banco, e é beneficiário do INSS aposentado e pensionista pode reduzir os juros do seu consignado com o Tá na Mão e fazer a portabilidade de consignado. Com a gente, você encontrará condições melhores para o seu bolso.