Se você acha que apenas pessoas jovens têm o sonho da casa própria ou de ter um carro, está muito enganado. Pessoas com mais idade também têm muitos sonhos. Mas pagar à vista nem sempre pode ser uma opção, então, porque não fazer um financiamento para aposentados?
O financiamento para aposentados é uma opção de crédito oferecida pelas instituições financeiras bem parecida com as tradicionais que já conhecemos. A diferença é que os aposentados podem aproveitar o benefício do INSS para facilitar a solicitação de empréstimos e financiamentos. Nesse sentido, é importante conhecer todas as regras para poder utilizá-lo.
Se interessou? Quer saber como funciona o financiamento para aposentados? Fique por aqui e veja quais são as regras de utilização desse tipo de crédito e como solicitá-lo.
Aposentados podem financiar imóvel?
O financiamento para aposentados é totalmente permitido, inclusive, muito solicitado. Não há nenhum impedimento legal para a solicitação dessa modalidade pelas instituições financeiras.
Aliás, a aprovação do crédito para este público se torna até mais fácil. Isso porque o financiamento para aposentado do INSS pode ser descontado nas parcelas do benefício que é recebido todo mês.
Contudo, é importante ficar atento em relação ao limite de idade estipulado pelos bancos. Isso porque o crédito para aposentado é liberado a idosos com, no máximo, 80 anos, e o prazo de pagamento das parcelas também pode ser menor. Um aposentado de 70 anos, por exemplo, pode solicitar um financiamento com prazo máximo de 10 anos para pagamento.
Quais as taxas de juros do financiamento para aposentado?
A taxa de juros para aposentados que querem financiar um imóvel ou um carro, por exemplo, costumam ser menores em relação a outros tipos de empréstimos, mas isso pode variar, de acordo com cada instituição financeira.
O cálculo da variante leva em conta esses dois fatores: os custos da operação e o spread bancário, ou seja, a diferença entre juros pagos e cobrados. Se você optar por financiar um imóvel pelo SFH, por exemplo, o cálculo de juros se baseará na soma entre Taxa Referencial e taxa de juros.
Geralmente, as taxas de juros para financiamento de aposentados podem chegar a 16% ao ano, de acordo com cada banco. O que pode encarecer a somatória dos encargos é a adesão de seguros de morte e invalidez, por exemplo.
Crédito consignado como alternativa de crédito
Se você é aposentado e está em busca de juros ainda mais baixos. Uma opção mais vantajosa para o seu orçamento pode ser o empréstimo consignado, que desconta as parcelas diretamente do seu benefício do INSS e possuem taxas bem menores em relação aos outros tipos de financiamento.
E como falamos aqui em nosso blog, em outro post, a margem consignável (o desconto em folha realizado todo mês) foi ampliado de 30% para 35%, oferecendo mais facilidade para o aposentado solicitar o crédito.
O que achou do financiamento para aposentados e do crédito consignado? Se você quer realizar o sonho de financiar uma casa ou um carro, conheça as vantagens do empréstimo consignado. Faça uma simulação em nosso site e veja como as taxas de juros são bem menores do que as de qualquer outra categoria.