Você sabia que o empréstimo consignado tem seguro? Sim! Ele se chama seguro prestamista e garante que uma dívida será quitada em caso de alguma eventualidade. Ou seja, funciona como um seguro de vida ou de morte para empréstimo.

O empréstimo consignado tem seguro, mas não é uma condição obrigatória para quem deseja solicitar crédito. É como contratar qualquer outro serviço financeiro – você decide se quer o seguro ou não.

É muito importante que o contratante esteja atento às coberturas oferecidas, sinistros aceitos e quanto custará as parcelas mensais devido ao aumento do valor do empréstimo consignado quanto tem seguro.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

Empréstimo consignado tem seguro? Sim! Veja como funciona o seguro prestamista

Se alguém opta por um crédito consignado e vem a falecer, o seguro do empréstimo consignado, o seguro prestamista, garante o pagamento da dívida. 

Neste caso, os familiares não precisam continuar pagando o valor que ficou pendente. Ainda mais em um momento tão difícil.

Como falamos acima, o seguro prestamista foi criado para garantir que uma dívida seja paga, mesmo em caso de fatalidades ou impedimento nas condições de pagamento. 

O seguro pode ser solicitado pelo instituições financeiras e é vendido como uma proteção ao segurado somente em casos específicos. Sendo:

Esse tipo de seguro, além de ser uma tranquilidade para quem o contrata, também dá a certeza da quitação do débito às instituições financeiras. 

Ou seja, acaba beneficiando ambos os lados, já que o segurado também tem a garantia de que o crédito adquirido por ele será pago.

Por isso, quando o empréstimo consignado tem seguro, ajuda na redução de inadimplências.

O seguro prestamista está dentro da lei? 

Sim! O seguro do empréstimo consignado é legalizado e regulamentado pela Resolução Nº 365, de 11 de outubro de 2018.

Veja abaixo o que diz a resolução: 

1º A contratação deverá ser efetivada por meio de preenchimento de proposta de contratação e, nos planos coletivos, a adesão à apólice pelas partes deverá ser precedida do preenchimento de proposta de adesão, nas formas previstas na regulamentação em vigor.

2º É facultada a contratação por meio de bilhete, nos termos da legislação específica.

Art. 6º A comercialização do seguro prestamista deve observar o disposto no inciso I do art. 39 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, sendo vedada a sua oferta como condicionante para fornecimento, por terceiro, de produto, crédito ou serviço.

Quando o seguro do empréstimo consignado é obrigatório?

Somente em duas condições o seguro é obrigatório: em caso de compra de bens imóveis ou móveis. 

Ou seja, em financiamento imobiliário ou arrendamento mercantil feito pelo Sistema Financeiro de Habitação.

É obrigatório porque são operações a longo prazo, oferecendo mais riscos de inadimplência. 

Agora que você já sabe que o empréstimo consignado tem seguro, se você é aposentado, pensionista do INSS ou servidor público e está precisando de crédito, confira as nossas soluções aqui no site e faça uma simulação agora mesmo.