A aposentadoria por idade é um dos principais benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o famoso INSS, aos trabalhadores que contribuíram com a previdência durante um determinado período.
O INSS costuma conceder quatro tipos de benefícios aos aposentados. São eles: aposentadoria por idade, por contribuição, por invalidez ou especial.
A aposentadoria por idade é uma opção que pode ser escolhida pelo contribuinte se ele achar que é mais vantajosa. Pois ele também tem a opção de se aposentar pelo valor que contribui ao INSS.
Entretanto, a Reforma da Previdência de 2019 veio com diversas alterações no cálculo do benefício. Deixando os brasileiros mais receosos em relação ao recebimento do benefício.
Por isso, hoje vamos te explicar detalhadamente quais foram essas mudanças para que você descubra como solicitar sua aposentadoria por idade, de acordo com as novas regras.
Como funciona a aposentadoria por idade?
Antes da reforma da previdência funcionava assim: se aposentavam por idade os trabalhadores que começavam a recolher tarde; pessoas com poucos vínculos formais de trabalho; estudantes/donas de casa e desempregados que recolhiam como facultativo.
Com as novas regras de aposentadoria têm direito por idade os homens que completarem 65 anos e contribuíram no mínimo por 15 anos.
Ao passo que, as mulheres, precisam completar 61 anos e seis meses de idade, e também contribuírem por 15 anos.
Segundo a Reforma da Previdência esses números podem mudar novamente em 2022. Isso porque há a previsão de um acréscimo gradual de seis meses a cada ano, de acordo com a tabela abaixo:
- 2020: 60 anos e 6 meses
- 2021: 61 anos
- 2022: 61 anos e 6 meses
- 2023: 62 anos
Como toda regra tem suas exceções, é possível se aposentar antes da idade mínima se o indivíduo comprovar que se expõe a agentes nocivos em suas atividades de trabalho, durante 15, 20 ou 25 anos. Nesse sentido, a idade mínima cai para 60, 58 ou 55 anos, proporcionalmente.
E professores também têm a idade mínima diminuída, 60 anos para homens e 57 para mulheres. Além disso, o professor precisa comprovar 25 anos de contribuição em caso de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil, ensino fundamental ou médio.
Como se aposentar por idade
Nesse caso é necessário que o trabalhador tenha feito ao menos 180 contribuições.
E em 2022, a nova regra de aposentadoria exige que a idade mínima seja de 65 anos, no caso dos homens, e a partir de 61 anos e 6 meses, no das mulheres. Além disso, para ambos, é necessário ter o tempo mínimo de 15 anos de contribuição ao INSS.
De acordo com o INSS, o Brasil pagou R$ 65,8 bilhões em aposentadoria por idade, neste ano de 2022.
Agora que você já sabe como funciona a aposentadoria por idade, fique sabendo que também é possível contar com crédito consignado sendo beneficiário do INSS. Consulte agora mesmo como aproveitar essa oportunidade de conseguir um empréstimo com valores bem mais acessíveis e parcelas que cabem no seu orçamento.