Cerca de 66,5% das famílias no Brasil estão endividados e buscando uma maneira de como quitar dívidas.
Se você está entre esses 66,5% de inadimplentes e quer saber como quitar
dívidas, saiba que é possível sair dessa.
Confira abaixo nossas dicas de como quitar dívidas e sair de vez do vermelho.
Primeiro passo: organização!
Antes de enumerarmos as dicas, saiba que para tirar o nome do vermelho, primeiro é preciso ter organização. Quando você se organiza e cria um bom plano, fica mais fácil quitar as dívidas e aliviar suas finanças.
Veja a seguir as nossas dicas para colocar todas as suas contas na ponta do lápis e buscar as melhores opções para o seu perfil e orçamento na hora de quitá-las.
Consulte seu CPF
Geralmente, as empresas entram em contato com os clientes inadimplentes para notificá-los que seu nome será negativado. Porém, se não entraram em contato e você tem dúvidas, o primeiro passo para descobrir quais são suas dívidas é consultar o seu CPF.
Essa consulta é bem fácil e pode ser feita on-line e gratuitamente. Para isso, você só precisa acessar o site do SPC ou Serasa e digitar o número do seu CPF. Caso esteja com o nome sujo, vai constar em um desses dois sites.
Descubra o valor total de suas dívidas
Antes de se organizar para pagar as dívidas, você também precisa saber o valor total delas. Por isso, calcule todas as contas que estão em atraso.
E, para confirmar o valor, entre em contato com as empresas para saber se o valor foi alterado, devido às taxas de juros por atraso de pagamento, etc.
Busque alternativas de negociação
Existem várias oportunidades de bons acordos que você pode fazer em uma negociação.
Além de propostas de quitação de dívidas que os bancos ou outras empresas costumam fazer para a pessoa inadimplente, sempre tem os feirões limpa nome do Serasa, SPC e Procon. Aproveite essas ocasiões! Geralmente as propostas são boas em relação ao valor original da dívida.
Porém, não deixe de analisar bem as propostas e verificar se as parcelas irão caber no seu bolso. Também existe a possibilidade de fazer uma contraproposta sugerindo juros menores ou parcelas mais baixas. Essa renegociação precisa ser vantajosa, afinal, você quer sair das dívidas e não entrar em mais uma!
Dê prioridade às dívidas com juros mais altos
Se você tem muitas dívidas, o ideal é começar por aquelas que têm as taxas de juros mais elevadas, pois são as que mais pesam no orçamento e que vão aumentando até virar uma bola de neve.
Depois de quitá-las, basta organizar as que sobraram por valor, começando pelas maiores. Antes de pagá-las, veja quais podem ser renegociadas para ficar com um valor menor.
Faça um empréstimo para quitar as dívidas
O primeiro passo antes de pedir um empréstimo é analisar as taxas de juros de crédito solicitado. Depois disso, faça uma comparação em relação aos juros dos débitos que você deseja pagar e veja qual tem as menores taxas.
Para você ter uma ideia, os juros cobrados por atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito podem chegar a 329% por ano. Nesse sentido, compensa pedir um empréstimo para pagar juros menores.
Ou seja, pedir um empréstimo para pagar dívidas pode ser vantajoso se os juros desse crédito forem menores do que os juros da sua atual dívida.
Agora que você já aprendeu como quitar dívidas, se você for um trabalhador com carteira assinada, aposentado ou pensionista, pode fazer uma simulação aqui mesmo em nosso site para saber se vale a pena solicitar um empréstimo consignado para limpar o seu nome!