Se o seu CPF está inválido na Receita Federal, não deixe de regularizar essa situação. Isso porque você pode ter sérios problemas no futuro. Afinal, todos concordamos que este é um  documento muito importante na vida de um cidadão brasileiro, certo?

Mas se você está com CPF inválido, não precisa se desesperar, pois em alguns casos você pode resolver essa situação pela internet mesmo. No próprio site da Receita Federal, existe uma área só para isso, que se chama “Meu CPF”. Ali é possível regularizar pendências como essa, além de alterar e inserir dados pessoais.

E por que regularizar o seu CPF inválido? Com ele atualizado, você pode participar de programas do governo, como o auxílio emergencial, por exemplo. Ter um CPF válido  também é fundamental para participar de  concursos públicos.

As consequências de ter o CPF invalidado podem prejudicar sua vida financeira! Com o CPF inválido, você fica impedido também de solicitar empréstimos, fazer crediários, cartão de crédito, financiamentos.! Porque hoje em dia, para fazer qualquer compra precisa de CPF. Principalmente, online. Sem CPF válido,  você também não vai poder tirar passaporte. Ou seja, não conseguirá viajar para fora do Brasil.

O que fazer quando o CPF está inválido?

Existem situações diferentes para um CPF estar inválido.  Um CPF suspenso não é a mesma coisa que cancelado, por exemplo. Um CPF cancelado significa que o cadastro da pessoa física apresenta alguma irregularidade. Geralmente, acontece com pessoas que tiveram o número desse documento gerado há muito tempo ou passaram por algum processo de atualização dos dados. Isso pode acontecer com a mudança de nome por conta de casamento.

Nesse sentido, você precisará entender porque o seu documento não está válido.

Em algumas situações, você precisa enviar declarações de Imposto de Renda atrasadas para fazer a regularização do CPF. Nesse caso, você pode acessar o portal e-CAC e conferir o passo a passo para o envio dos documentos atrasados. E em alguns casos, é preciso enviar uma declaração retificadora.

Depois de identificar o motivo de estar com o CPF irregular e buscar a regularização, a Receita Federal dá um prazo de 72 horas para conferir e atualizar a validade do seu documento no sistema da Caixa Econômica Federal.

Ou seja, se você precisar do CPF para poder ser incluído em algum programa do governo, como citamos acima, por exemplo, ou realizar um financiamento ou algo do tipo, vai ter que esperar o prazo de regularização.

Como fazer a regularização do CPF?

Você pode regularizar o CPF pelo site da Receita Federal, no seu computador, ou pelo aplicativo “CPF Digital”, no seu celular. Veja como fazer pelo site: 

Depois que você regularizar seu CPF inválido já pode usá-lo para o que precisar! Se você for aposentado, pensionista ou servidor público, inclusive, pode  fazer aquele empréstimo que você precisa aqui com a gente e  com juros baixíssimos. Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.