Se você está com o nome sujo na praça, provavelmente, já ouviu falar em dívida caduca. 

O que muitas pessoas pensam é que depois de 5 anos sem pagar a dívida, ela simplesmente desaparece. Mas não é bem assim que funciona. 

Primeiramente, você precisa entender que mesmo com a dívida caduca, em algumas situações, você pode continuar sendo cobrado e poderá sofrer sérias consequências com a inadimplência.

Para te ajudar a entender tudo sobre dívida caduca, separamos todos os detalhes por tópicos. Veja abaixo.

O que é dívida caduca

A dívida caduca quando a empresa para qual você está devendo não pode mais deixar seu CPF com restrições. Porém, vale lembrar que, a dívida não deixa de existir e você pode continuar tendo problemas para conseguir crédito no mercado.

O que é dívida prescrita 

Uma dívida prescrita acontece quando a empresa que te ofereceu crédito, produto ou serviço perde o direito de fazer a cobrança judicialmente. A prescrição está prevista no art. 205 do Código Civil Brasileiro.

Vale a pena contar que uma hora a dívida vai caducar?

Não. Pelo motivo óbvio de ter que ficar 5 anos sem ter crédito no mercado. Se, de repente, você desejar comprar uma casa, por exemplo, ou pedir um empréstimo, a instituição financeira saberá que você está inadimplente. 

Além disso, se você quiser um cartão de crédito, por exemplo, ou até mesmo um crediário, vai ter dificuldade de aceitação no mercado. Afinal, a empresa não tem nenhuma garantia de que você pagará corretamente.

No caso da prescrição, se você deixou de pagar algum imposto ou compromisso não tributário com o governo, vai ficar registrado na Dívida Ativa. Ou seja, você vai ter pendências no seu cadastro municipal, estadual e federal.

Dívida com banco caduca?

Os bancos tentam cobrar a dívida diversas vezes. Mas quando não tem sucesso, eles vendem a dívida para as empresas especializadas em cobrança. E daí ficamos recebendo ligações de cobrança dos famosos operadores de telemarketing. 

Todavia, caso sejam valores pequenos, os custos jurídicos envolvidos podem ser mais altos do que a própria dívida. Nesse sentido, muitos bancos desistem da cobrança caducando a dívida.

Mas como falamos acima, isso não significa que você não esteja mais devendo. A dívida continua existindo e você pode ser cobrado a qualquer momento.

Dívida com cartão de crédito caduca?

Assim como acontece com a dívida no banco, ela pode prescrever, sim. O seu nome sai das listas dos órgãos de proteção ao crédito. Porém, você continuará devendo para a empresa do cartão. Se passar de 5 anos, quando alguma empresa consultar seu CPF não terá mais anotações, mas a dívida continua na empresa credora.

O nome continua sujo quando a dívida caduca?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando o cliente fica negativado no SPC e Serasa, ele deverá ter o nome limpo após cinco anos, automaticamente.

Mas, embora o seu CPF fique sem restrição nos órgãos de proteção ao crédito, a empresa para qual você está devendo poderá continuar te cobrando. Além disso, o mercado tem acesso ao seu histórico de consumo, Não pense que as outras empresas não vão saber que você foi inadimplente. Afinal, o seu score fica baixo!

Portanto, mesmo quando a dívida caduca não significa que sua vida financeira está regularizada e que você terá acesso a crédito no mercado.
Ou seja, a melhor opção é sempre quitar todas as suas pendências financeiras antes de entrar nessa dívida caduca. Se você é aposentado, pensionista do INSS, servidor público ou tem saldo do FGTS parado, conte com a gente! Aqui você tem empréstimos com as menores taxas de juros. Faça agora mesmo uma simulação em nosso site.