Mesmo os juros do Fies sendo baixos, existe um prazo para a quitação da dívida. Mas o que muita gente não sabe é se a dívida do Fies caduca.

Acontece que o estudante tem um tempo muito longo para pagar o financiamento e nesse meio tempo, imprevistos podem acontecer, como desemprego ou outras dívidas e tudo mais. E, com isso, o aluno acaba não conseguindo arcar com o pagamento das parcelas. E aí vem a dúvida: a dívida do Fies caduca?

Por isso, se você também quer saber o que acontece se você não conseguir pagar o financiamento, ou seja, se a dívida do Fies caduca, vamos abordar neste artigo, esta e outras perguntas. 

Como funciona o Fies?

Trata-se de um Programa de Financiamento Estudantil criado pelo Governo Federal para ajudar pessoas de baixa renda a ingressarem no ensino superior.

Com os recursos disponibilizados pelo Fies, o aluno consegue pagar as mensalidades de uma faculdade particular. A vantagem é que os juros são baixos e, às vezes, nem há aplicação de juros.

E para ajudar ainda mais o estudante, ele só precisa pagar o financiamento quando se formar na faculdade.

Acontece que muitos estudantes, ao saírem da faculdade, não conseguem uma oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, é muito comum que os beneficiados não consigam pagar o financiamento.

Nesse sentido, com a alta taxa de inadimplentes, o programa reduziu o número de vagas e está dificultando cada vez mais o financiamento total do curso. 

Mas afinal, a dívida do Fies caduca? Posso fazer um acordo?

Ao contrário dos outros tipos de empréstimos, a dívida do Fies não caduca tão facilmente depois de cinco anos. Ou seja, se o estudante ficar cinco anos sem pagar o financiamento, seu nome continua no Serasa.

Além disso, o aluno ainda pode ter seus bens apreendidos e bloqueados para que a dívida seja quitada com o Governo Federal.

Em relação a fazer acordo, sim, é possível fazer a renegociação do Fies. Se o estudante após concluir o curso não conseguir pagar o financiamento, ele tem direito a uma reavaliação da dívida.

Nesse sentido, é possível fazer uma nova proposta de forma de pagamento, com parcelas que caibam no seu orçamento e com um prazo maior para quitação.

Vale lembrar que os pedidos para este tipo de acordo só são possíveis durante a amortização da dívida do Fies (processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos).

E se esse for o seu caso, saiba que o Fies está oferecendo algumas condições especiais neste ano de 2022 para quitar as dívidas. O programa estipulou um prazo para renegociação com descontos de até 92%. Consulte se ainda dá tempo!

Segundo o Ministério da Educação, para que o estudante limpe o seu nome, ele precisa pagar o valor da entrada no ato da renegociação. O valor mínimo da prestação é R$200.
Mais importante do que saber se a dívida do Fies caduca, é quitá-la no prazo! Se você é assalariado ou já teve a carteira assinada e possui saldo do FGTS, conheça a Antecipação do Saque Aniversário que é uma modalidade de crédito para CLT e aproveite para quitar sua dívida. Fale com nossos especialistas.