De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o Anfavea, em 2021, 75% dos entrevistados pretendem comprar ou trocar de carro. É muita gente, né? E o financiamento de veículos pode ser uma boa alternativa para quem não tem como pagar o valor total deste bem.
Dessa forma, como funciona o financiamento de veículo? O que precisa? Como aumentar as chances de ser aprovado no banco ou instituição financeira?
Logo se você tem interesse em fazer um financiamento de veículo e quer conhecer todos esses detalhes, confira abaixo os tópicos que separamos para você,
- O que é o financiamento de veículos?
- Quais os requisitos para financiar um carro?
- Quais os documentos necessários?
O que é o financiamento de veículos?
O financiamento funciona como um empréstimo. Ele pode ser concedido a uma pessoa ou a uma empresa que deseja comprar um carro – ou outro tipo de veículo – , seminovo ou usado, mas que não possui dinheiro suficiente para comprá-lo à vista.
Em conclusão, o empréstimo é fornecido por instituições financeiras, públicas e privadas. E vale lembrar que, nessa modalidade, são cobrados juros. A diferença entre financiamento e um empréstimo comum é que o valor das parcelas geralmente é menor, e quem pegou o dinheiro emprestado pode ter mais tempo para pagar.
Quais os requisitos para financiar um carro?
1. Nome limpo
A primeira coisa que você tem que fazer antes de financiar um carro é se certificar que o seu nome não esteja negativado. Ou seja, você não pode estar nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.
2. Idade mínima
O banco ou instituição financeira também vai precisar se certificar de que você vai conseguir pagar a quantia emprestada. Por isso é feita uma avaliação de risco e um dos fatores levados em conta é a idade. Ou seja, antes dos 20 anos, dificilmente é possível ter um histórico bom de crédito. Nesse sentido, não tem como saber se o jovem é um bom pagador.
Por isso, a idade mínima é de 20 anos e a máxima é de 70 anos. Como a expectativa de vida no Brasil é de 76 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entende-se que pode ser um negócio arriscado aprovar um financiamento a ser pago em longo prazo.
3. Renda comprovada
Outra análise feita para saber se o interessado irá conseguir pagar o empréstimo é a sua capacidade de fazer os pagamentos.
Lembrando que, a parcela do financiamento, e de qualquer outra modalidade de empréstimo, só pode comprometer até 30% da renda mensal do cliente.
4. Score
O Score é necessário para financiar um carro. E do que se trata?
É uma pontuação entre 0 e 1000 que indica a probabilidade do comprador atrasar ou pagar em dia uma conta. O score indica qual o seu perfil financeiro e pode ser consultado pelas empresas e bancos antes de te concederem crédito. Isso serve para cartões, empréstimos ou financiamentos.
Então, se a sua pontuação estiver próxima de mil, parabéns! Você tem um ótimo perfil financeiro e tem maiores chances de ter um pedido de crédito aprovado.
Porém, se entende que quanto menor a pontuação, maiores as chances da pessoa atrasar uma conta, e, consequentemente, ter o pedido de crédito negado.
Quais os documentos necessários?
Quando for solicitar um financiamento de carros, leve os documentos abaixo (originais e cópias):
- RG;
- CPF;
- Comprovante de estado civil;
- Comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários).
Por fim, se você precisa de dinheiro a juros baixos, aqui no Tá Na Mão você pode pedir empréstimo com os menores juros e condições exclusivas usando seu veículo ou imóvel como garantia. Entre em contato com a gente para saber mais!