De acordo com dados divulgados pela Serasa Experian, em de março deste ano, mais de 65 milhões de pessoas estão com o nome sujo no Serasa. E o número segue aumentando.

Uma pessoa fica com o nome sujo no Serasa quando uma empresa que não recebeu o pagamento pelo seu produto ou serviço incluiu o nome do consumidor nesse órgão de proteção ao crédito.

Normalmente, antes de deixar o nome sujo no Serasa, as empresas tentam negociar com o cliente, dando prazos, descontos, ou seja, tentando algum acordo para que a conta seja paga.

Nesse sentido, somente após a tentativa de negociação e quando os prazos para pagamento se excedem, é que a empresa toma essa atitude.

Quais são as consequências de estar com o nome sujo no Serasa e em outros órgãos de proteção ao crédito?

A principal consequência de estar com o nome sujo é a dificuldade de conseguir crédito no mercado. Seja um crediário em uma loja de eletrônicos e móveis, na hora de solicitar  cartão de crédito, empréstimo ou financiamento de casa, carro, etc.

Ainda no mesmo levantamento da Serasa, a dívida média dos brasileiros com o nome negativado está em torno de R$ 4 mil.

Porém, em algumas situações, como quando o consumidor deve altos valores, imóveis, veículos e outros bens podem ser bloqueados pela Justiça até que a dívida seja quitada.

Mas vale ressaltar que nesses casos existem exceções, como por exemplo se o imóvel for o único de posse da família.

Além disso, o dinheiro que o consumidor tem nos bancos pode ser usado para quitar as dívidas quando a empresa aciona na justiça o pagamento do débito, por exemplo. Vale lembrar também que, salário e poupança não podem ser penhorados.

Como saber se estou com o nome sujo no Serasa?

Muitas pessoas têm dúvidas se estão nas listas de inadimplentes com CPF negativado. O Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil são três dos principais órgãos de proteção ao crédito no país. E cada um deles possui cadastros diferentes das empresas que enviam os nomes dos clientes. Ou seja, mesmo que você não esteja com o nome em um, pode estar negativado em outro.

Confira abaixo como consultar gratuitamente se você está com nome sujo no Serasa. Se for checar site ou aplicativos, vai precisar de um cadastro prévio.

Renegociação da dívida

Para limpar o nome, a única maneira é pagando a dívida. O consumidor pode procurar diretamente os estabelecimentos em que está devendo para negociar.

Outra solução é utilizar serviços, como o Serasa Limpa Nome, que oferece opções para quitar as dívidas com descontos especiais. Veja como abaixo:

Órgãos como o Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Procons de todo o país também costumam realizar feirões, inclusive online.

Está com o nome sujo no Serasa ou em outro órgão de proteção ao crédito e quer resolver essa situação? Saiba que aqui com o Tá na Mão, se você for aposentado, pensionista, servidor público federal ou trabalhador CLT, pode contar com soluções de crédito para ajudar a limpar o seu nome! Faça agora uma simulação do valor que você precisa para quitar a sua dívida.