Qual o melhor banco para portabilidade de crédito?
O melhor banco para portabilidade de crédito sempre vai ser o que pode te oferecer um Custo Efetivo Total (CET) mais vantajoso comparado ao valor da sua dívida atual. Para quem não sabe, a portabilidade de crédito é a transferência do crédito que você adquiriu de uma instituição financeira para outra.
Por exemplo, se você pediu um empréstimo e, depois de um tempo, percebeu que as condições de juros e as parcelas não estão dentro do que você planejava para o seu orçamento, você não precisa ficar com a mesma dívida até o final das parcelas. Você pode transferir para outra instituição. E para te ajudar, vamos te mostrar qual o melhor banco para portabilidade de crédito.
Como falamos acima, o melhor banco para portabilidade de crédito, certamente, é aquele que oferece melhores condições de pagamento.
Muitos bancos oferecem essa opção, mas como saber qual deles é o melhor? Fique por aqui para saber mais detalhes.
Qual o melhor banco para portabilidade de crédito?
Como falamos acima, não existe uma resposta concreta e única para essa pergunta. A única coisa que podemos dizer com certeza é que, o melhor banco é aquele que é mais vantajoso em relação a sua dívida atual. E cada dívida muda de acordo com o consumidor.
O que podemos fazer para te ajudar é levantar pontos para você analisar antes de escolher o banco para saber se vale a pena transferir o crédito.
Por isso, abaixo você confere os principais pontos a serem avaliados na hora de escolher o banco. Assim, fica mais fácil escolher o melhor para transferência de dívida.
Custo Efetivo Total
Na hora de fazer a portabilidade de crédito, muitas pessoas se atraem somente pela taxa de juros oferecida pelas instituições. O que muitos não sabem é que esse não é o único valor que você paga ao banco na quitação da dívida.
O Custo Efetivo Total (CET) de um crédito tomado é composto por outras taxas além da taxa de juros. Ou seja, é o valor final e real que você vai pagar pelo crédito solicitado. Além dos juros, também são acrescentados encargos, tributos, eventuais seguros e taxas de serviço da instituição financeira.
Saber o CET de uma operação de crédito é o seu direito. Portanto, pergunte ao banco de interesse qual o Custo Efetivo Total da operação.
Compare sua dívida atual com simulações de diferentes instituições. O CET mais atrativo em relação ao saldo devedor é uma boa maneira de saber qual o melhor banco para portabilidade de crédito.
Cláusulas contratuais
É importante que você saiba que algumas condições contratuais podem tornar um banco melhor do que o outro, além do CET da operação, que falamos acima. Isso porque outros serviços e benefícios podem ser incluídos no novo contrato.E isso talvez tenha um custo a mais. Então, verifique bem as cláusulas antes de fazer a portabilidade.
Por exemplo, podem ter novos valores de crédito ofertados junto à transferência da dívida antiga. É o que os bancos costumam chamar de “troco”. Por isso, fique atento ao contrato, pois, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), “o valor do novo contrato não pode ser superior ao saldo devedor para quitação do contrato original”.
Agora que você já sabe como descobrir qual o melhor banco para portabilidade de crédito, pode fazer uma consulta de transferência de crédito com a gente do Tá na Mã. Entre em contato com nossos consultores e veja as soluções que podemos oferecer para você que quer fazer a portabilidade.