Quitação de dívidas: como se livrar das mais caras

A quitação de dívidas é um assunto que tira o sono de mais da metade das famílias brasileiras. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feita em julho de 2019, são 64,1% de famílias endividadas.

E, além de tirar o sono, o brasileiro que precisa fazer a quitação das dívidas, ainda fica de mãos atadas, sem poder realizar o sonho de adquirir algum bem, por exemplo, pois fica impossibilitado de conseguir crédito no mercado.

Mas, saiba que é possível voltar a respirar saindo do vermelho. Separamos algumas dicas que podem te ajudar com a quitação de dívidas que mais preocupam os brasileiros. São elas:

Quitação de dívidas

Como quitar dívidas de cheque especial

Aquele dinheirinho que fica disponível na sua conta que o banco deixa lá para te “ajudar” numa emergência, pode ser extremamente prejudicial. Isso porque o cheque especial possui a maior taxa de juros do mercado. De acordo com o Banco Central, pode chegar a mais de 300% ao ano.

O fácil acesso a esse crédito faz com que milhares de pessoas se endividem sem nem se dar conta. Por isso, para quitação da dívida do cheque especial, o ideal é conversar com o seu gerente e tentar um acordo.

Se não for possível quitar o valor completo da dívida, você pode buscar algum tipo de empréstimo no mercado com juros menores e que pode ser usado para sair da bola de neve do cheque especial. Assim, você pode trocar a dívida cara por outra mais barata.

O empréstimo com garantia de imóvel e o empréstimo com garantia de veículo estão entre os mais recomendadas nessa situação. Outra boa opção é o crédito consignado, com taxas de juros a partir de 0,99% ao mês.

Como quitar dívidas de cartão de crédito

Essa dívida também é uma das mais caras do mercado. Só perde para o cheque especial. Os juros podem chegar a mais de 300% ao ano, segundo o Banco Central. Nesse sentido, o mais recomendado é colocar esse tipo de dívida como prioridade no seu orçamento.

Tente negociar com a operadora de cartão de crédito e busque uma alternativa de pagamento que se adeque ao seu orçamento. O agente financeiro também tem interesse na quitação da dívida. Então, você seguramente pode tentar parcelas mais flexíveis ou com redução da taxa de juros. 

Você também pode tentar fazer simulações de crédito com diferentes agentes financeiros para consultar se existem propostas mais adequadas ao seu perfil financeiro. Não é tão difícil encontrar ofertas com juros menores e melhores condições de pagamento.

Como quitar dívida do FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda estudantes brasileiros a ingressarem em uma faculdade.

Ele oferece financiamento estudantil e o aluno só começa a pagar quando termina o curso. Se ele não conseguir fazer o pagamento das parcelas, é necessário pelo menos pagar o valor mínimo.

Se você está com uma dívida do FIES, deve procurar a instituição bancária onde assinou o contrato para solicitar a renegociação da dívida. Vale lembrar que o valor da parcela resultante da renegociação não poderá ser menor que 200 reais, mas pode ser uma boa opção para se livrar das dívidas.

Se você tem esse desejo de fazer a quitação de dívidas, saiba que pode contar com a gente! Fazendo um empréstimo conosco, seguramente, você vai fazer uma ótima substituição, já que os nossos juros são bem menores do que dos cartões de crédito e cheque especial. Faça uma simulação agora mesmo.